Passamos 1/3 das nossas vidas dormindo, isto reflete a importância que o sono tem para nossa saúde física e emocional.
Não é de hoje que sabemos a importância do sono de qualidade para nosso dia a dia. Aliás, dormir bem pode ser um dos momentos mais importantes da rotina. O sono é essencial para o bom funcionamento do cérebro, pois ajuda na reposição de energias, nutre o corpo e a mente, e nos guia na caminhada de vida e oportunidades.
Você sabia que é durante o sono que os tecidos são refinados e o corpo fortalece o sistema imunológico? É verdade! Além disso, facilita o fluxo hormonal, fortalece a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento adequado do organismo.
Isso tudo significa que a saúde mental está totalmente ligada à qualidade e quantidade de sono, que estando inadequada e insuficiente, pode desencadear o surgimento de problemas psicológicos, incluindo a depressão.
Aqui fica um grande alerta, já que 30% da população mundial é acometida por problemas de “saúde do sono” como a apneia obstrutiva do sono, tendo em sua maior parte – 85% a 90% – pacientes que sofrem dessa patologia sem serem diagnosticados e tratados. Fato esse, que cada vez mais demandará conhecimento especializado para possibilitar a análise, reconhecimento e tratamento precoce, com intuito de não agravar ainda mais a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
O que também chama a atenção, é que segundo pesquisas realizadas, estima-se que atualmente no planeta há pelo menos 350 milhões de pessoas sofrendo de depressão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que esse mal é a principal causa de incapacitação do mundo e ocupa o quarto lugar entre as 10 principais causas de doenças.
Problemas mundiais gravíssimos, concorda?
Até aqui você já conseguiu entender a conexão existente entre a Odontologia do Sono e a Depressão? Se ainda não, veja mais a seguir!
O que é depressão?
A depressão é um transtorno de humor que envolve um sentimento persistente e prolongado de tristeza e perda de interesse, sendo diferente das oscilações de humor que as pessoas vivenciam regularmente em situações do dia a dia.
Eventos importantes que ocorrem na vida, como o luto ou desemprego, podem levar à momentos de depressão, porém, esses sentimentos só serão considerados como de fato parte desta doença, se os sintomas persistirem durante pelo menos 2 semanas. Ou ainda, podendo durar várias semanas, meses e até anos.
A depressão é um problema contínuo, não passageiro.
Veja alguns dos sintomas de depressão:
- humor abatido;
- redução do interesse ou prazer nas atividades antes apreciadas;
- perda de desejo sexual;
- mudanças no apetite – comer muito ou pouco;
- perda ou ganho de peso não intencional;
- dormir muito ou pouco;
- agitação e inquietação;
- fadiga ou perda de energia;
- sentimentos de inutilidade ou culpa;
- dificuldade de pensar, de se concentrar ou de tomar decisões;
- pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, ou ainda, tentativa de suicídio.
A Odontologia do Sono
O indivíduo que dorme mal tem 30% mais chance de desenvolver distúrbios de ansiedade. Da mesma forma, o indivíduo ansioso apresenta uma maior dificuldade tanto em iniciar o sono (insônia inicial) quanto de mantê-lo durante toda a noite (insônia de manutenção).
A relação entre as alterações no padrão de sono e os distúrbios de ansiedade torna-se bi-direcional e cíclica, uma vez que dormir mal favorece a ansiedade e a ansiedade compromete a qualidade de sono. O sono de baixa qualidade favorece o ganho de peso, tanto por alterações hormonais, como pelo pensamento de recompensa. Por outro lado, o ganho de peso favorece a apneia obstrutiva do sono que leva a uma restrição crônica de sono favorecendo o desenvolvimento e manutenção de distúrbios de ansiedade.
Ela associação ansiedade, padrão do sono e suas consequências tem sido demonstrada por ser extremamente comum na sociedade atual, e é por essa entre outras razões que a área de sono passou a ser tão estudada nos últimos 30 anos.
Nesse contexto, podemos afirmar que a Odontologia do sono pode ajudar a quebrar este ciclo vicioso alertando para a possibilidade desta relação, orientando sobre medidas de higiene do sono que inibem os sinais e sintomas de insônia e tratando a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS).
A Odontologia do Sono atua no tratamento da AOS através de aparelhos ortopédicos funcionais nas crianças e com o uso de aparelhos intra-orais e cirurgias cranio-faciais no adulto.
A Odontologia do Sono
Bruxismo
Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Esse distúrbio é caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.
A pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes, e nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). Esse movimento dos dentes é realizado normalmente de forma inconsciente e é causado por contrações rítmicas dos músculos mandibulares.
Viu só?
São problemas comuns e frequentes, mas também, de grande intensidade e gravidade. E, além do tratamento direto dessas enfermidades, o profissional especializado também deve tratar possíveis problemas bucais consequentes, como por exemplo, algumas disfunções do sono relacionadas ao sistema respiratório que podem promover o ressecamento das mucosas orais, contribuindo para o aparecimento de problemas como placa bacteriana, cárie e cálculo dental. Sendo assim, o cirurgião dentista é o único capacitado para tratar tais doenças em conjunto.
Capacitação do cirurgião-dentista
Para se ter ideia da quantidade de anomalias atuais, a Medicina do Sono já identificou mais de 80 tipos de desordens relacionadas ao sono. Além disso, é constatado que muitas doenças podem ter sua origem ou agravamento devido a essas disfunções.
Por esse motivo, vários profissionais da saúde como especialistas em medicina do sono, pneumologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, psiquiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e cirurgiões-dentistas, têm se unido na busca do tratamento mais adequado para cada paciente. Nesse contexto, o cirurgião-dentista passou a ter uma atuação imprescindível junto às equipes interdisciplinares que estudam e promovem esses tratamentos.
Com isso, antes de tudo, é necessário que o profissional faça cursos de capacitação em Odontologia do Sono, como é o caso do curso em Odontologia do Sono oferecido pelo Núcleo Especializado em Odontologia do Sono – NeoSono – que tem como foco fornecer conhecimento e formação a cirurgiões-dentistas, como também, compartilhar experiências clínicas adquiridas nessa nova área de atuação.
Nesse curso oferecido pela NeoSono, o profissional é introduzido e capacitado na abordagem dos danos causados por meio dos distúrbios do sono, para atuar junto à equipes multidisciplinares.
Estão incluídos nessa especialização, um treinamento de … horas, com aulas teóricas, práticas e clínicas, com a presença de pacientes.
O aluno formado pela NeoSono estará preparado para atender da melhor forma possível, todos os seus pacientes, assim como estará apto para prestar provas de certificações.
Conheça mais sobre esse universo, participando de nosso webinar gratuito, que irá acontecer no dia 19 de junho, a partir das 10h. Todos os cirurgiões-dentistas interessados em participar podem fazer sua inscrição através do link: https://cursosono.neosono.com.br/webinar-odontologia-sono-2021
Todos os inscritos podem fazer automaticamente o download do e-book Odontologia na Medicina do Sono 2021 e receberão o certificado de participação após o webinar.
Fique atento e garanta sua participação, as vagas são limitadas. Para mais informações, deixe seu comentário aqui embaixo, ou entre em contato através do e-mail contato@neosono.com.br
Vagas limitadas, garanta sua participação!
Lembramos que as vagas para o webinar são limitadas. Todos os cirurgiões-dentistas e estudantes que realizarem a inscrição podem automaticamente fazer o download do e-book Odontologia na Medicina do Sono gratuitamente.