
Aprenda sobre esse campo de estudo da Odontologia e conheça a importância da especialização em Medicina do Sono
Se destacar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias de hoje. Ter apenas uma graduação, já não é mais o suficiente, sendo necessário se aprofundar em determinada área.
Com uma especialização, o profissional se capacita e aprende novos termos, conceitos, técnicas e ferramentas, além de se atualizar sobre a sua área de atuação ou sobre outro segmento.
E, para os profissionais de odontologia, não é diferente. Ter um estudo específico em uma das áreas disponíveis nesse mercado, sempre foi fundamental. Ainda mais sabendo que o Brasil é o país com o maior número de profissionais dentistas no mundo, alcançando a fatia de 19% dessa população mundial.
Porém, como se destacar em meio a esse mar de concorrentes?
Nesse conteúdo mostraremos todas as informações sobre uma das mais recentes especializações do mercado odontológico, apresentando todas as vantagens desse campo de estudos para os dentistas do futuro.
A Odontologia do Sono
Os formados em Odontologia tem uma vasta oportunidade de especialização, sendo um ponto muito positivo para a profissão. Uma dessas especialidades é bastante recente, e ainda não está sendo contemplada nos cursos de graduação, tornando-se uma ótima oportunidade para quem quer se destacar e “sair na frente”, já que possui carência de mercado e se tornou uma área de grande interesse. Estamos falando da Odontologia do Sono.
Como diz o ditado: “Quem chega primeiro bebe água limpa.” Então, não perca as oportunidades!
Mas, o que é exatamente a Odontologia do Sono?
Esse campo de estudo da odontologia se refere ao diagnóstico e tratamento de alguns distúrbios bucais que afetam o sono das pessoas. Alguns exemplos são ronco, bruxismo e síndrome da apneia obstrutiva do sono – a SAOS – e também, controle de problemas que podem se desenvolver durante o sono.
Estudos sobre esse conceito (Odontologia do Sono), foram iniciados para identificar mais informações sobre o bruxismo do sono. Este é um distúrbio de movimento caracterizado pelo ranger, apertar e bater dos dentes durante o sono, tanto em adultos, como em crianças.
Com todo entendimento adquirido através de estudos, foi possível conhecer grande parte das características dessa patologia, a sua associação com outros distúrbios de sono e condições clínicas, como também, formas de controlar esse distúrbio.
Outra área de interesse para a Odontologia relacionada com a saúde do sono, são distúrbios respiratórios obstrutivos do sono, em especial no que diz respeito às características diagnósticas relacionadas com a formação das estruturas faciais. Essa é uma área de grande atuação para a Odontologia, assim como os tratamentos para o controle da apneia obstrutiva do sono (AOS) e o ronco com aparelhos intraorais e as cirurgias ortognáticas.

O Sono
O sono é um processo fisiológico vital para o bem-estar, satisfação e saúde do ser humano. É por meio dele que conseguimos a manutenção do equilíbrio do organismo e a consolidação da memória e outros benefícios fundamentais.
Em contrapartida, noites mal dormidas têm um impacto completamente oposto.
A privação do sono possui efeitos nocivos à saúde física e mental, como limitação cognitiva, menor rendimento físico, alteração no humor, entre outros.
Tudo isso mostra o quanto essa área se torna fundamental para a saúde das pessoas, já que está diretamente ligada a respiração do paciente, e pode ter consequências fatais, se não houver o tratamento correto. E, infelizmente, o número de pessoas com problemas na hora de dormir, é alarmante.
Estudos apontam que cerca de 30% da população brasileira apresenta algum problema do sono. E são esses indivíduos, que podem relatar fatos como: sonolência excessiva, deficiências cognitivas, aumento do risco de doenças cardiovasculares, aumento do risco de acidentes de trânsito e trabalho, com consequente perda da qualidade de vida.
Contudo, como diagnosticar quais pacientes precisam ser tratados por um profissional de odontologia especializado?
Quando os problemas do paciente são aqueles associados aos sistemas respiratórios e mastigatórios, deve ocorrer uma abordagem odontológica para seu tratamento.
Distúrbios do Sono
Como dissemos acima, o sono é essencial nas funções regulatórias do organismo, e é fundamental para a saúde mental e emocional, mas ainda precisa ser mais difundido para conscientização da população.
Essas disfunções são comuns no dia a dia de muitas pessoas, mas ainda não são identificadas com facilidade. Veja as características sobre esses inimigos do repouso da noite:

Ronco
O ronco é um ruído provocado pelas vibrações das estruturas de partes moles na garganta e no nariz.
Geralmente acontece pelo bloqueio parcial do fluxo de ar devido ao excesso de tecido no nariz, boca ou garganta, posição que o paciente dorme ou devido a uma condição de saúde, impedindo a passagem de oxigênio. Por sua vez, a força realizada para que o oxigênio passe pelos músculos da língua e da garganta gera uma vibração. Roncar é normal e o barulho em si não indica uma doença ou outro tipo de problema. Porém, quando há grandes vibrações e intensos ruídos, sua causa pode ser patológica.
Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)
A apneia do sono é uma doença caracterizada por interrupções da respiração, que podem levar o paciente a despertar com uma sensação de asfixia. Essa parada se deve ao relaxamento excessivo dos músculos da língua e da garganta, bloqueando a passagem total do oxigênio.
Existem fatores que contribuem para um aumento do risco de contrair esta doença: idade avançada, ser do sexo masculino, obesidade, circunferência do pescoço aumentada, alterações craniofaciais, predisposição familiar, obstrução nasal, tabagismo e o consumo de álcool.
Esse distúrbio costuma acontecer durante a fase mais profunda do sono, quando os músculos se encontram totalmente relaxados. Quando o cérebro nota a ausência de oxigênio, provoca um leve despertar, a fim de que o indivíduo volte a respirar. Quando volta a dormir, é normal que a pessoa retorne a fase inicial do sono, interrompendo a permanência suficientemente satisfatória na fase mais profunda do sono – o que pode ser extremamente prejudicial, já que é a etapa reparadora que mais possui benefícios à saúde.
Principais sinais e sintomas:
- Paradas respiratórias presenciadas;
- Despertares recorrentes com engasgos;
- Aumento do esforço respiratório;
- Movimentação excessiva no leito;
- Ronco intermitente;
- Cefaléia matinal;
- Dores no corpo;
- Fadiga/cansaço.

Como fazer o diagnóstico?
- Exame clínico
O exame clínico para o diagnóstico dos eventos obstrutivos durante o sono é de competência do médico com formação em Medicina do Sono, porém, o cirurgião-dentista com formação em odontologia do sono tem grande importância na avaliação/diagnóstico dos fatores anatômicos esqueléticos/dentários na causa da AOS.
- Polissonografia (PSG)
A PSG é o exame para completar o “padrão ouro” para o diagnóstico da AOS. Nesse exame serão registrados:
- A frequência e intensidade dos eventos obstrutivos;
- A presença e gravidade dos roncos;
- A movimentação nos leitos;
- Os esforço respiratório;
- Graus de dessaturação da oxi-hemoglobina;
- E, a alteração da frequência cardíaca.
Com base nos resultados, será indicado o melhor aparelho intraoral.
Bruxismo
Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Esse distúrbio é caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.
A pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes, e nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). Esse movimento dos dentes é realizado normalmente de forma inconsciente e é causado por contrações rítmicas dos músculos mandibulares.
Viu só?
São problemas comuns e frequentes, mas também, de grande intensidade e gravidade. E, além do tratamento direto dessas enfermidades, o profissional especializado também deve tratar possíveis problemas bucais consequentes, como por exemplo, algumas disfunções do sono relacionadas ao sistema respiratório que podem promover o ressecamento das mucosas orais, contribuindo para o aparecimento de problemas como placa bacteriana, cárie e cálculo dental. Sendo assim, o cirurgião dentista é o único capacitado para tratar tais doenças em conjunto.

Capacitação do cirurgião-dentista
Para se ter ideia da quantidade de anomalias atuais, a Medicina do Sono já identificou mais de 80 tipos de desordens relacionadas ao sono. Além disso, é constatado que muitas doenças podem ter sua origem ou agravamento devido a essas disfunções.
Por esse motivo, vários profissionais da saúde como especialistas em medicina do sono, pneumologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, psiquiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e cirurgiões-dentistas, têm se unido na busca do tratamento mais adequado para cada paciente. Nesse contexto, o cirurgião-dentista passou a ter uma atuação imprescindível junto às equipes interdisciplinares que estudam e promovem esses tratamentos.
Com isso, antes de tudo, é necessário que o profissional faça cursos de capacitação em Odontologia do Sono, como é o caso do curso em Odontologia do Sono oferecido pelo Núcleo Especializado em Odontologia do Sono – NeoSono – que tem como foco fornecer conhecimento e formação a cirurgiões-dentistas, como também, compartilhar experiências clínicas adquiridas nessa nova área de atuação.
Nesse curso oferecido pela NeoSono, o profissional é introduzido e capacitado na abordagem dos danos causados por meio dos distúrbios do sono, para atuar junto à equipes multidisciplinares.
Estão incluídos nessa especialização, um treinamento de … horas, com aulas teóricas, práticas e clínicas, com a presença de pacientes.
O aluno formado pela NeoSono estará preparado para atender da melhor forma possível, todos os seus pacientes, assim como estará apto para prestar provas de certificações.
Conheça mais sobre esse universo, participando de nosso webinar gratuito, que irá acontecer no dia 19 de junho, a partir das 10h. Todos os cirurgiões-dentistas interessados em participar podem fazer sua inscrição através do link: https://cursosono.neosono.com.br/webinar-odontologia-sono-2021
Todos os inscritos podem fazer automaticamente o download do e-book Odontologia na Medicina do Sono 2021 e receberão o certificado de participação após o webinar.
Fique atento e garanta sua participação, as vagas são limitadas. Para mais informações, deixe seu comentário aqui embaixo, ou entre em contato através do e-mail contato@neosono.com.br

Vagas limitadas, garanta sua participação!
Lembramos que as vagas para o webinar são limitadas. Todos os cirurgiões-dentistas e estudantes que realizarem a inscrição podem automaticamente fazer o download do e-book Odontologia na Medicina do Sono gratuitamente.